Na Igreja Católica o período de quatro semanas preparatórias
para o Natal é chamado Advento. O termo é cristão, mas de origem profana, pois
significa visita oficial de uma personagem importante no tempo da sua posse.
Nos escritos cristãos dos primeiros séculos torna-se termo clássico para
designar a vinda de Cristo. A história do Advento, no rito romano, começa no
século Vl, no sentido de espera jubilosa do Natal, e a sua pré-história remonta
às Gálias e à Espanha dos fins do século lV, como preparação ascética para
Natal-Epifania. A liturgia romana dá grande valor à Mãe de Cristo, sobretudo
nas Quatro Têmporas e na vigília do Natal. O tempo do Advento tem dupla índole:
(a) é o tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a
primeira vinda do Filho de Deus; e (b) é o tempo em que, por esta comemoração,
as mentes se voltam para a expectação da segunda vinda de Cristo no fim dos
tempos. Por essas razões, o tempo de advento se apresenta como o tempo de
devota e alegre expectativa. O advento, portanto, já não se considera como
tempo penitencial (cf. Enc. das Religiões p.74)
O Advento é caracterizado,
sobretudo pela ideia do encontro com Deus, e a realização da promessa de sua
irrestrita presença entre nós. Cada ano, no tempo do Advento, a Igreja Católica
apresenta a “Coroa do Advento”. A coroa com lugares para quatro velas é
frequentemente enfeitada com ramos verdes, e com fitas coloridas. No primeiro
domingo do Advento uma vela amarela é acesa recordando o profeta Isaías
anunciando a salvação e a vinda do Messias por volta do ano 500 a.C. É uma luz
pálida (amarela) porque a salvação é ainda distante.
No segundo domingo uma vela
vermelha é acesa recordando o precursor de Jesus, São João Batista,
testemunhando que a chegada do Salvador está próxima. A vela é vermelha
indicando o martírio de São João Batista. No terceiro domingo uma vela rosa ou
roxa é colocada na Coroa, indicando Maria, a bem aventurada, trazendo o próprio
Salvador e a alegria da salvação. No quarto domingo uma vela verde é colocada
na Coroa, indicando Jesus, trazendo a alegria da salvação. “Verde da árvore da
vida, broto da raiz de Jessé”.
Na missa do Natal de Nosso
Senhor Jesus Cristo uma vela branca é colocada na Coroa um pouco mais alto do
que as outras quatro velas indicando a chegada de Jesus, a luz do mundo. Deus
nasce no meio de nós, feito homem como nós. Traz consigo a plenitude da
divindade. As quatro velas da Coroa do Advento retomam o costume judaico de
celebrar a vida da luz na humanidade dispersa pelos quatro pontos cardeais.
Em cada domingo, então, se
acende uma vela. Ela poderá ser trazida na processão de entrada da seguinte
maneira: a cruz processional, a Vela do Advento, a Bíblia (ou lecionário), de
onde serão proclamadas as leituras. No momento da aclamação do Evangelho, o um
coroinha deve ascender solenemente a vela. A pessoa que ascender a vela deve
permanecer junto à mesa da Palavra de onde é proclamado o Evangelho. Terminada
a proclamação, quem preside coloca a vela na Coroa do Advento.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista
e Assessor da CNBB Reg. NE1.
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