quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fudação da congregação dos sacramentinos de Nossa Senhora


Pe. Júlio Maria De Lombaerde, experimentado missionário belga, fora enviado em missão para o Brasil em 1912. Isso após uma heróica experiência missionária na África durante sua juventude e, posteriormente, na Holanda, na Bélgica e na França.
Pois bem, com todo esse acervo de experiências de trabalho missionário junto ao povo de regiões e mesmo de países os mais variados, chegou em Macapá, onde pôde conhecer uma região pobre de nosso imenso Brasil.Naquela pequena, pobre e atrasada Macapá do começo do século, juntamente com seus irmãos de Congregação (ele pertencia à Congregação dos Missionários da Sagrada Família), o Pe. Júlio foi "tudo". Foi "médico", farmacêutico, dentista. Foi Delegado de Higiene Pública, Professor, Diretor das Escolas Reunidas. Foi o missionário das ilhas...
Foi nesse ambiente que o coração do testado missionário começou a ser inspirado por Deus para fundar uma congregação de religiosas. Em Macapá, aos 21.11.1916, ele fundou a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Cordimarianas). Por motivo de doença dele e de várias de suas irmãs, Pe. Júlio passou a residir em Pinheiro (hoje Icoaraci, em Belém), para onde transferiu o noviciado. Em Pinheiro, Pe. Júlio se dedicou por três anos à formação das religiosas de sua Congregação.
Durante esse tempo de permanência em Pinheiro, o Pe. Júlio Maria teve uma nova inspiração. Sentiu que Deus pedia que ele fundasse também uma congregação de missionários que se dedicassem ao serviço junto ao povo. Concretamente: missionários que fizessem por toda parte o que ele mesmo já estava fazendo naquela carente região amazônica.
Os apelos de Deus eram muito claros para o Pe. Júlio Maria, porém não eram suficientemente claros para as autoridades eclesiásticas de Belém... Como caminho especial para o nosso herói... Pe. Júlio era muito fiel ao Plano de Deus e não ousava desobedecer em nada aos sucessores dos Apóstolos. Então, para a tranqüilidade do Bispo de Belém, e de acordo com seus superiores da Europa, saiu daquela cidade. Saiu também para atender a um convite providencial de Dom Carloto da Silva Távora, Bispo de Caratinga, MG, que ficara sabendo do seu ardor missionário.
Já com a viagem marcada para Minas, via Rio de Janeiro, Pe. Júlio recebeu nova ordem de seus superiores da Europa: permanecer uns tempos em Natal, RN, ajudando seus irmãos de congregação que atuavam naquela cidade. Passados dois anos de intensa atividade missionária em Natal, Pe. Júlio partiu para o Sudeste. Chegou a Manhumirim, MG, no dia 24 de março de 1928. Aos 8 de abril de 1928, Pe. Júlio assumiu oficialmente a Paróquia de Manhumirim. Aos 25 de novembro do mesmo ano, fundou o Jornal "O Lutador".Como aconteceu em Macapá, também em Manhumirim o Pe. Júlio foi "tudo". Ele entrou em tudo, e foi movimentando toda a região...
Pois bem, foi nesse ambiente de intensa atividade missionária que ele começou a lançar as bases da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. No dia 25 de março de 1929, foi fundada, a saber, erigida canonicamente... Aos 16 de julho do mesmo ano, os primeiros sacramentinos vestiam o hábito da nova congregação. E aos 24.12.1929, nascia a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, a terceira fundada pelo Pe. Júlio Maria De Lombaerde.
Estava fundada a primeira congregação religiosa masculina no Brasil. Pe. Júlio, nomeado Moderador Geral, foi acolhendo mais outros, que se empolgavam com tudo o que estava acontecendo em Manhumirim: um ARDOROSO MISSIONÁRIO que movimentava a cidade e a redondeza, e UM POVO VIBRANTE que a cada dia redescobria o gosto de ser católico atuante...Assim nasceu a Congregação. Podemos dizer mui familiarmente que a Congregação foi "concebida" no Norte (em Belém-PA)... foi "gestada" no Nordeste (em natal-RN) e "nasceu" no Sudeste (em Manhumirim-MG).
Hoje, graças a Deus, a Congregação tem procurado levar a sério as marcas amazônicas, o heroísmo dos nordestinos e a garra do povo mineiro... É o que vemos a seguir...Por tudo isso, louvado seja o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário