MENSAGEM DE SUA SANTIDADE BENTO XVI
PARA A QUARESMA DE 2013
PARA A QUARESMA DE 2013
Crer na
caridade suscita caridade
«Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16)
«Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16)
Queridos irmãos e irmãs!
A celebração da Quaresma, no contexto do Ano da fé,
proporciona-nos uma preciosa ocasião para meditar sobre a relação entre fé e
caridade: entre o crer em Deus, no Deus de Jesus Cristo, e o amor, que é fruto
da acção do Espírito Santo e nos guia por um caminho de dedicação a Deus e aos
outros.
1. A fé como resposta ao amor de Deus
Na minha primeira Encíclica, deixei
já alguns elementos que permitem individuar a estreita ligação entre estas duas
virtudes teologais: a fé e a caridade. Partindo duma afirmação fundamental do
apóstolo João: «Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1
Jo 4, 16), recordava que, «no
início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o
encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte
e, desta forma, o rumo decisivo. (...) Dado que Deus foi o primeiro a amar-nos
(cf. 1 Jo 4, 10), agora o amor já não é apenas
um “mandamento”, mas é a resposta ao dom do amor com que Deus vem ao nosso
encontro» (Deus
caritas est, 1). A fé
constitui aquela adesão pessoal - que engloba todas as nossas faculdades - à
revelação do amor gratuito e «apaixonado» que Deus tem por nós e que se
manifesta plenamente em Jesus Cristo. O encontro com Deus Amor envolve não só o
coração, mas também o intelecto: «O reconhecimento do Deus vivo é um caminho
para o amor, e o sim da nossa vontade à d’Ele une intelecto, vontade e
sentimento no acto globalizante do amor. Mas isto é um processo que permanece continuamente
a caminho: o amor nunca está "concluído" e completado» (ibid., 17). Daqui deriva, para todos os
cristãos e em particular para os «agentes da caridade», a necessidade da fé,
daquele «encontro com Deus em Cristo que suscite neles o amor e abra o seu
íntimo ao outro, de tal modo que, para eles, o amor do próximo já não seja um
mandamento por assim dizer imposto de fora, mas uma consequência resultante da
sua fé que se torna operativa pelo amor» (ibid., 31). O cristão é uma pessoa conquistada
pelo amor de Cristo e, movido por este amor - «caritas Christi urget nos»
(2 Cor 5, 14) - , está
aberto de modo profundo e concreto ao amor do próximo (cf. ibid., 33). Esta atitude nasce,
antes de tudo, da consciência de ser amados, perdoados e mesmo servidos pelo
Senhor, que Se inclina para lavar os pés dos Apóstolos e Se oferece a Si mesmo
na cruz para atrair a humanidade ao amor de Deus.
«A fé mostra-nos o Deus que entregou o seu Filho por nós e assim
gera em nós a certeza vitoriosa de que isto é mesmo verdade: Deus é amor! (...)
A fé, que toma consciência do amor de Deus revelado no coração trespassado de
Jesus na cruz, suscita por sua vez o amor. Aquele amor divino é a luz –
fundamentalmente, a única - que ilumina incessantemente um mundo às escuras e
nos dá a coragem de viver e agir» (ibid., 39).
Tudo isto nos faz compreender como o procedimento principal que distingue os
cristãos é precisamente «o amor fundado sobre a fé e por ela plasmado» (ibid., 7).
2. A caridade como vida na fé
Toda a vida cristã consiste em responder ao amor de Deus. A
primeira resposta é precisamente a fé como acolhimento, cheio de admiração e
gratidão, de uma iniciativa divina inaudita que nos precede e solicita; e o
«sim» da fé assinala o início de uma luminosa história de amizade com o Senhor,
que enche e dá sentido pleno a toda a nossa vida. Mas Deus não se contenta com
o nosso acolhimento do seu amor gratuito; não Se limita a amar-nos, mas quer
atrair-nos a Si, transformar-nos de modo tão profundo que nos leve a dizer,
como São Paulo: Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim (cf. Gl 2, 20).
Quando damos espaço ao amor de Deus, tornamo-nos semelhantes a
Ele, participantes da sua própria caridade. Abrirmo-nos ao seu amor significa
deixar que Ele viva em nós e nos leve a amar com Ele, n'Ele e como Ele; só
então a nossa fé se torna verdadeiramente uma «fé que actua pelo amor» (Gl 5, 6) e Ele vem habitar em nós
(cf. 1 Jo 4, 12).
A fé é conhecer a verdade e aderir a ela (cf. 1 Tm 2, 4); a caridade é «caminhar» na
verdade (cf.Ef 4, 15).
Pela fé, entra-se na amizade com o Senhor; pela caridade, vive-se e cultiva-se
esta amizade (cf. Jo 15, 14-15). A fé faz-nos acolher o
mandamento do nosso Mestre e Senhor; a caridade dá-nos a felicidade de pô-lo em
prática (cf. Jo 13, 13-17). Na fé, somos gerados
como filhos de Deus (cf. Jo 1, 12-13); a caridade faz-nos
perseverar na filiação divina de modo concreto, produzindo o fruto do Espírito
Santo (cf. Gl 5, 22). A fé faz-nos reconhecer os
dons que o Deus bom e generoso nos confia; a caridade fá-los frutificar (cf. Mt 25, 14-30).
3. O entrelaçamento indissolúvel de fé e
caridade
À luz de quanto foi dito, torna-se claro que nunca podemos separar
e menos ainda contrapor fé e caridade. Estas duas virtudes teologais estão intimamente
unidas, e seria errado ver entre elas um contraste ou uma «dialéctica». Na
realidade, se, por um lado, é redutiva a posição de quem acentua de tal maneira
o carácter prioritário e decisivo da fé que acaba por subestimar ou quase
desprezar as obras concretas da caridade reduzindo-a a um genérico
humanitarismo, por outro é igualmente redutivo defender uma exagerada
supremacia da caridade e sua operatividade, pensando que as obras substituem a
fé. Para uma vida espiritual sã, é necessário evitar tanto o fideísmo como o
activismo moralista.
A existência cristã consiste num contínuo subir ao monte do
encontro com Deus e depois voltar a descer, trazendo o amor e a força que daí
derivam, para servir os nossos irmãos e irmãs com o próprio amor de Deus. Na Sagrada
Escritura, vemos como o zelo dos Apóstolos pelo anúncio do Evangelho, que
suscita a fé, está estreitamente ligado com a amorosa solicitude pelo serviço
dos pobres (cf. At 6, 1-4). Na Igreja, devem
coexistir e integrar-se contemplação e acção, de certa forma simbolizadas nas
figuras evangélicas das irmãs Maria e Marta (cf. Lc 10, 38-42). A prioridade cabe
sempre à relação com Deus, e a verdadeira partilha evangélica deve radicar-se
na fé (cf. Catequese
na Audiência geral de 25 de Abril de 2012). De
facto, por vezes tende-se a circunscrever a palavra «caridade» à solidariedade
ou à mera ajuda humanitária; é importante recordar, ao invés, que a maior obra
de caridade é precisamente a evangelização, ou seja, o «serviço da Palavra».
Não há acção mais benéfica e, por conseguinte, caritativa com o próximo do que
repartir-lhe o pão da Palavra de Deus, fazê-lo participante da Boa Nova do
Evangelho, introduzi-lo no relacionamento com Deus: a evangelização é a
promoção mais alta e integral da pessoa humana. Como escreveu o Servo de Deus
Papa Paulo VI, na Encíclica Populorum
progressio, o anúncio de
Cristo é o primeiro e principal factor de desenvolvimento (cf. n. 16). A
verdade primordial do amor de Deus por nós, vivida e anunciada, é que abre a
nossa existência ao acolhimento deste amor e torna possível o desenvolvimento
integral da humanidade e de cada homem (cf. Enc. Caritas
in veritate, 8).
Essencialmente, tudo parte do Amor e tende para o Amor. O amor
gratuito de Deus é-nos dado a conhecer por meio do anúncio do Evangelho. Se o
acolhermos com fé, recebemos aquele primeiro e indispensável contacto com o
divino que é capaz de nos fazer «enamorar do Amor», para depois habitar e
crescer neste Amor e comunicá-lo com alegria aos outros.
A propósito da relação entre fé e obras de caridade, há um texto
na Carta de São Paulo aos
Efésios que a resume talvez
do melhor modo: «É pela graça que estais salvos, por meio da fé. E isto não vem
de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque nós
fomos feitos por Ele, criados em Cristo Jesus, para vivermos na prática das
boas acções que Deus de antemão preparou para nelas caminharmos» (2, 8-10).
Daqui se deduz que toda a iniciativa salvífica vem de Deus, da sua graça, do
seu perdão acolhido na fé; mas tal iniciativa, longe de limitar a nossa
liberdade e responsabilidade, torna-as mais autênticas e orienta-as para as
obras da caridade. Estas não são fruto principalmente do esforço humano, de que
vangloriar-se, mas nascem da própria fé, brotam da graça que Deus oferece em
abundância. Uma fé sem obras é como uma árvore sem frutos: estas duas virtudes
implicam-se mutuamente. A Quaresma, com as indicações que dá tradicionalmente
para a vida cristã, convida-nos precisamente a alimentar a fé com uma escuta
mais atenta e prolongada da Palavra de Deus e a participação nos Sacramentos e,
ao mesmo tempo, a crescer na caridade, no amor a Deus e ao próximo,
nomeadamente através do jejum, da penitência e da esmola.
4. Prioridade da fé, primazia da caridade
Como todo o dom de Deus, a fé e a caridade remetem para a acção do
mesmo e único Espírito Santo (cf. 1
Cor 13), aquele Espírito que
em nós clama:«Abbá! – Pai!» (Gl 4,
6), e que nos faz dizer: «Jesus é Senhor!» (1 Cor 12, 3) e «Maranatha! – Vem,
Senhor!» (1 Cor 16, 22; Ap 22, 20).
Enquanto dom e resposta, a fé faz-nos conhecer a verdade de Cristo
como Amor encarnado e crucificado, adesão plena e perfeita à vontade do Pai e
infinita misericórdia divina para com o próximo; a fé radica no coração e na
mente a firme convicção de que precisamente este Amor é a única realidade
vitoriosa sobre o mal e a morte. A fé convida-nos a olhar o futuro com a
virtude da esperança, na expectativa confiante de que a vitória do amor de
Cristo chegue à sua plenitude. Por sua vez, a caridade faz-nos entrar no amor
de Deus manifestado em Cristo, faz-nos aderir de modo pessoal e existencial à
doação total e sem reservas de Jesus ao Pai e aos irmãos. Infundindo em nós a
caridade, o Espírito Santo torna-nos participantes da dedicação própria de
Jesus: filial em relação a Deus e fraterna em relação a cada ser humano (cf. Rm 5, 5).
A relação entre estas duas virtudes é análoga à que existe entre
dois sacramentos fundamentais da Igreja: o Baptismo e a Eucaristia. O Baptismo
(sacramentum fidei) precede a Eucaristia (sacramentum caritatis),
mas está orientado para ela, que constitui a plenitude do caminho cristão. De
maneira análoga, a fé precede a caridade, mas só se revela genuína se for
coroada por ela. Tudo inicia do acolhimento humilde da fé («saber-se amado por
Deus»), mas deve chegar à verdade da caridade («saber amar a Deus e ao
próximo»), que permanece para sempre, como coroamento de todas as virtudes (cf. 1 Cor 13, 13).
Caríssimos irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, em que nos
preparamos para celebrar o evento da Cruz e da Ressurreição, no qual o Amor de
Deus redimiu o mundo e iluminou a história, desejo a todos vós que vivais este
tempo precioso reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio
circuito de amor ao Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida.
Por isto elevo a minha oração a Deus, enquanto invoco sobre cada um e sobre
cada comunidade a Bênção do Senhor!
Vaticano, 15 de Outubro de 2012
BENEDICTUS PP. XVI
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