sábado, 13 de outubro de 2012


Sacramentinos de Nossa Senhora 
Aos 25 de novembro de 1928, Pe. Júlio Maria fundou o Jornal “O Lutador”. Ele estava sempre escrevendo e fazia da escrita um meio privilegiado de evangelização. Por aí se nota que sua intensa atividade missionária não o afastava dos estudos.

Pelo ofício de 6 de dezembro de 1928, a Sagrada Congregação para os Religiosos autorizou Dom Carloto fazer a ereção canônica da Congregação. No dia 25 de março de 1929 a Congregação foi erigida canonicamente. Estava fundada a primeira Congregação religiosa masculina do Brasil.

Aos 16 de julho de 1929, os primeiros candidatos sacramentinos vestiram o hábito da nova Congregação; o Fundador e mais outros três: Pe. Hipólito De Poorter, Frt. Antônio Batista Carvalho de Araújo e Fr. José Domingues Siqueira.
Em pouco tempo já eram vinte membros. Pe. Júlio, nomeado Moderador Geral, foi acolhendo mais outros que se empolgavam com tudo o que estava acontecendo em Manhumirim: um ardoroso missionário que movimentava a cidade e a redondeza, e um povo vibrante que, a cada dia, redescobria o gosto de ser católico atuante.

A Congregação atuou também na educação em Ginásios. Manteve por vários anos a direção do Ginásio Pio XI, fundado pelo Pe. Júlio, em Manhumirim, o mesmo acontecendo com os Ginásios de Dores do Indaiá e de Patos de Minas. Assim nasceu a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. Foi em Manhumirim, Minas Gerais. Podemos dizer muito familiarmente que a Congregação foi "concebida" no Norte (Belém - PA), "gestada" no Nordeste (Natal - RN) e "nasceu" no Sudeste (Manhumirim - MG). Hoje, graças a Deus, a Congregação tem procurado levar a sério as marcas amazônicas, o heroísmo dos nordestinos e a garra do povo mineiro.

Pe. Heleno Raimundo, sdn

Nenhum comentário:

Postar um comentário